Sobre

Bem-vindo ao site do treinamento da IMO do Brasil! Esse site contém informações sobre o treinamento, como listas, datas de provas e materiais de estudo.

Quem pode participar do processo seletivo?

Premiados da OBM do ano anterior no nível 3 e medalhistas de ouro do nível 2. Outros premiados do ano anterior também podem participar, desde que declarem interesse.
Além disso, deve-se satisfazer às condições da IMO: não estar na faculdade e ter nascido menos de 20 anos antes do segundo dia de prova da IMO.

Como funciona o processo seletivo?

São levados em consideração o desempenho na OBM, em listas de problemas (que são postadas aqui no blog!) e nas provas de seleção (alguém vai entrar em contato com você, e em fevereiro as datas são divulgadas).

Como é a prova da IMO?

Você pode ver as provas anteriores no site da OBM. Mas o que podemos dizer é que são provas com demonstrações. Três problemas em 4h30min, ou seja, problemas difíceis!

Como estudar?

Olhe na direita do blog! Tem um montão de material de estudo, com PDFs com aulas teóricas, listas antigas, provas de seleção antigas e links! (Divirta-se!)
Uma lista de assuntos e orientações? Clique aqui!

Como saber as últimas novidades?

Está vendo a caixinha acima, com um botão Submit? Coloque seu email que você recebe uma notificação quando postarmos algo (como listas, por exemplo!).

25 fevereiro 2014

Figuras de Geometria

  Para deixar claro o que será exigido nas figuras dos problemas de geometria:

  NÃO será exigida a precisão de desenho técnico! 

  Nem seria possível cobrar figuras com a precisão de desenho técnico, pois nem tudo seria dado no enunciado do problema, como foi o caso do problema 3 da IMO de 2013, não seria possível localizar com precisãoo centro dado, sem ter feito boa parte do problema.

  As figuras devem ser feitas com régua e compasso! 

  Espera-se que as figuras sejam feitas com régua e compasso para que retas não fiquem tortas e circunferências sejam realmente circunferências. Vale lembrar que quanto melhor a figura do problema melhor será para o aluno trabalhar, perceber e conjecturar informações sobre o problema.