Seguir por e-mail

Sobre

Bem-vindo ao site do treinamento da IMO do Brasil! Esse site contém informações sobre o treinamento, como listas, datas de provas e materiais de estudo.

Quem pode participar do processo seletivo?

Premiados da OBM do ano anterior no nível 3 e medalhistas de ouro do nível 2. Outros premiados do ano anterior também podem participar, desde que declarem interesse.
Além disso, deve-se satisfazer às condições da IMO: não estar na faculdade e ter nascido menos de 20 anos antes do segundo dia de prova da IMO.

Como funciona o processo seletivo?

São levados em consideração o desempenho na OBM, em listas de problemas (que são postadas aqui no blog!) e nas provas de seleção (alguém vai entrar em contato com você, e em fevereiro as datas são divulgadas).

Como é a prova da IMO?

Você pode ver as provas anteriores no site da OBM. Mas o que podemos dizer é que são provas com demonstrações. Três problemas em 4h30min, ou seja, problemas difíceis!

Como estudar?

Olhe na direita do blog! Tem um montão de material de estudo, com PDFs com aulas teóricas, listas antigas, provas de seleção antigas e links! (Divirta-se!)
Uma lista de assuntos e orientações? Clique aqui!

Como saber as últimas novidades?

Está vendo a caixinha acima, com um botão Submit? Coloque seu email que você recebe uma notificação quando postarmos algo (como listas, por exemplo!).

15 fevereiro 2010

Roteiros de soluções

Se você leu as instruções da carta, deve ter percebido que você precisa escrever roteiros de soluções. O que seriam esses roteiros?

A intenção desses roteiros é fazer com que haja uma maior reflexão após se resolver um problema. Em vez de partir para o próximo problema, pense no seguinte:

  • Quais ideias deram certo? Quais não deram? Por que deram certo? O que levou você a ter essas ideias?
  • Essas ideias funcionam em outros problemas? Você consegue dar exemplos? Você consegue identificar um padrão de problemas que seguem mais ou menos a mesma sequência de ideias que você teve?
Isso se chama "desenvolver técnica" e você vai ver como vai ficar mais rápido resolver problemas.

Incidentalmente, as resoluções dos testes de 2008 e 2009 (veja os links à direita) contêm esses roteiros. Vale a pena conferir!